Search

Intensidade e peso em show inédito do Neurosis no Brasil

Neurosis surgiu em 1985 em Oakland, Califórnia e traz 11 discos na bagagem, em sua sonoridade incorporam diversos estilos como o metal, doom, sludge, crust e punk. Na sexta-feira dia 08 de dezembro, desembarcaram em São Paulo para um show inédito produzido pela produtora Abraxas no Carioca Club Pinheiros. Como parte da turnê de seu último disco lançado em 2016, Fires Within Fires, o line-up ainda contou com as bandas Saturndust e Deaf kids.

Exatamente às 18h00 já havia uma grande movimentação em frente à casa. A primeira banda da noite foi o Saturndust, stoner metal de São Paulo, formada por Felipe Dalam (vocal, guitarra), Guilherme Cabral (baixo) e Douglas Oliveira (bateria). A apresentação girou em torno do recente e elogiado RLC (2017), segundo disco da carreira. Enquanto o show começava,  muitos ainda entravam na casa, mesmo assim a banda fez uma apresentação atmosférica e pesada como já é de costume.

Em seguida, foi a vez do Deaf Kids, banda de crust punk formada em 2011 em Volta Redonda, conta com Dovglas Leal (vocal, guitarra), Angu (baixo) e Mariano (bateria). O que de início era apenas uma one-man band se tornou um dos destaques do underground nacional, em sua carreira de 6 anos já fizeram turnê internacional, lançaram quatro EP’s e dois discos de estúdio, sendo eles The Upper Hand (2013) e Configuração do Lamento (2017).

Com um tempo também reduzido a cerca de 35 minutos, o trio realizou um show caótico e hipnotizante, que foi assistido do canto do palco pelo vocalista e guitarrista do Neurosis e com certeza conquistou parte do público que ainda não os conhecia.

Com a casa já lotada e para acabar com a espera de 32 anos de seus fãs brasileiros, o Neurosis que conta com Scott Kelly (vocal, guitarra), Steve von Til (guitarra, vocal), Dave Edwardson (baixo), Jason Roeder (bateria) e Noah Landis (sintetizador), subiu ao palco para um show devastador.

No setlist tiveram músicas de quase todos os discos, sendo o foco principal o mais recente Fires Within Fires de 2016. O público estava extasiado a cada música, em diversos momentos pude ver um mix de emoção e insanidade. Neurosis é o tipo de banda que mesmo sem tanta interação com o público, consegue cativá-lo com uma intensidade absurda, isso é visível até mesmo nas músicas menos agressivas, a forma como se apresentam, um show não é apenas mais um show, eles estão ali pela paixão a música, toda a carga de energia é transmitida para o público.

Um salvo engano para quem pensou que a apresentação seria comum como qualquer outra, a própria banda disse em algumas entrevistas que esperam continuar fazendo música, mas não por fazer e sim para que isso faça a diferença tanto para eles como para quem os escuta. Alguns destaques da noite que posso citar foram Locust Star, Stones From the Sky e The Doorway, músicas bem queridas pelos fãs.

Um ponto interessante, o que esperar do público? Agora posso firmar aqui com toda a certeza de que foi um sucesso, talvez até um alô para que futuramente as produtoras tragam mais bandas do gênero para se apresentarem aqui, pois é certo que esse público ainda é carente de turnês inéditas.

PS: Gostaríamos de parabenizar a Abraxas pela realização do evento e agradecer ao Erick Tedesco pelo credenciamento.