Rafael Sade é um cantor, compositor e tecladista da banda de melodic death doom Soulsad, que inclusive já indicamos nessa lista aqui. Ele também já fez parte de outro nome conhecido na cena nacional, o Helllight, banda de funeral doom metal que surgiu em meados de 1996.
Foi responsável por difundir o gênero criando vários eventos que contavam com bandas de outros estados, em 2013 criou o Doomsday Fest com um cast de cinco bandas, trazendo nomes como Lugubres, Les Mémoires Fall, Apocalyptichaos, Mythological Cold Towers e Helllight. Comanda a Last Time Produções onde organiza sessions, notícias e releases de bandas do gênero, que inclusive conta com um canal no Youtube, você pode conhecer clicando aqui.
Dez anos mais tarde, Rafael retorna com o Soulsad na versão duo e lança o EP Two Funerals, contendo três músicas. As faixas ganharam vídeos produzidos por ele mesmo. Em 2019, mais um lançamento marca o retorno da banda, dessa vez como trio, o single ‘Doomed to Failure’ é lançado e ganha um lyric video, atingindo boas visualizações em poucas semanas. Recentemente o Soulsad integrou a coletânea brasileira homenageando a banda britânica de death doom metal My Dying Bride com a música ‘The Dreadful Hours’.
As indicações:
Draconian – Under a Godless Veil (2020)
Alcançaram a perfeição com esse novo disco, é o álbum do ano.
Paradise Lost – Obsidian (2020)
PL é como vinho: quanto mais velho, melhor
My Dying Bride – The Ghost of Orion (2020)
O MDB faz aquilo que todo fã aprecia e continua usando a velha fórmula de sempre, sem novidades
Desire – Locus Horrendus (2002)
Esse é um disco de 2002, mas eu gosto tanto que sempre retorno pra escutar. É poesia e tragédia
Lacrimas Profundere – Memorandum (1999)
Álbum de 99 que escuto desde o lançamento. Definiu a sonoridade que eu iria usar em meus futuros trabalhos. Sou totalmente inspirado por esse disco!