Sabe aquela nostalgia crua dos anos 90? Guitarras saturadas, vocais rasgados e uma honestidade que vibra na caixa de som? Ahh que saudade! Hoje vamos falar de uma banda nova e que acabou de lançar disco, a Cat Lover.
Com origem na cidade de Itajubá (Minas Gerais), Cat Lover é o projeto liderado pelo jovem multi-instrumentista Mateus Rennó (Matt). Nessa nova fase, a banda ganha corpo com a chegada de outros integrantes: Adinan, Juliana e Helena.
As influências do grupo passeiam pela safra de bandas do anos 90, nomes como Radiohead, Pixies, Nirvana até nomes nacionais de destaque, como o Chococorn and the Sugarcanes.
Active Life busca o contraste entre os ruídos e a emoção
Lançado em 24 de janeiro, o disco de estreia, Active Life, mergulha em 11 faixas que trazem equilíbrio no barulho e sensibilidade. As composições trazem temáticas profundas, atuais e que passeiam por diversas gerações como ansiedade, amor, depressão e bullying.
O trunfo desse trabalho fica por conta de sua construção. Gravado de forma totalmente independente, naquela pegada caseira de gravação em casa, num espírito DIY, sem abrir mão da qualidade. Na verdade, parece que isso traz um sabor a mais para as músicas, um espírito livre, jovem e que busca dialogar com seu público.
Falando em sonoridade, as músicas conectam as guitarras barulhentas aos riffs melódicos, como na faixa “In the Lights Sets“, que é preenchida por uma boa dose de guitarras que vão dando espaço para aquelas linhas de baixo bem na pegada Pixies, acompanhadas dos vocais desajeitados e roucos de Matt, que são marca desse tipo de som.
Outro destaque fica por conta de “Carinosa”, que entra de cabeça na atmosfera noventista. Ela traz um pouco mais de melodias sem deixar as guitarras sujas de lado. Os refrões vão evocando “Carinosa, carinosa, carinosa, carinosa…” até explodir em seu instrumental.
Outro momento de pura nostalgia é a faixa “No One Else Besides You”. A música aposta em uma atmosfera de balada melancólica. Começando com riffs acústicos que se fundem a linhas de guitarras bem construídas, entregando também passagens bem melódicas.
Em “Silver & Nickel” o grupo evoca a energia do grunge. Enquanto o baixo ganha mais destaque e divide espaço com linhas de guitarra mais simples, o refrão é tomado por ruídos bem encaixados. Vale destacar os vocais, que tem uma energia ríspida que combina com essa proposta.
Se você gosta desse tipo de som, urgente, intenso, daqueles que seu melhor amigo te presentearia com uma fita cassete (olha que nostálgico), mas que traz dilemas das últimas décadas, então você precisa escutar a Cat Lover. Mas olha, não espere faixas rápidas de 2min feitas pra redes sociais e tik tok, aqui o foco é a música de verdade, pegue seus fones e escute na boa, com calma. 🙂
Confira o disco Active Life:
Acompanhe a Cat Lover nas redes sociais:
Tiktok | Youtube | Instagram | Soundcloud
