Em uma segunda-feira (11/11) quente que contrariou a previsão do tempo, a cidade chegou a 30 graus. Ainda que um dia atípico para um show, seja pelo trânsito e caos de um início de semana, o SESC Carmo contou com a apresentação inédita de Nabihah Iqbal.
Iqbal é formada pela Universidade de Cambridge. Já foi advogada de direitos humanos, é escritora, musicista, produtora e apresentadora em um programa de rádio na NTS Radio. Ela iniciou sua carreira na música sob o nome Throwing Shade, onde inclusive colaborou com a artista SOPHIE em Lemonade.
Seu primeiro disco, Weighing of the Heart, ganhou vida em 2017. Um álbum onde a artista explorava seu lado mais eletrônico e trazia um punhado de influências de artistas ingleses como William Blake e Matthew Arnold.
Já em 2023, ela lançou o incrível Dreamer, um disco cheio de camadas do dream pop, pós-punk e música eletrônica. O trabalho a colocou nos holofotes da música independente alternativa.
A primeira vez de Nabihah Iqbal em terras brasileiras
Nabihah Iqbal havia se apresentado no festival Balaclava Fest, que aconteceu no domingo no Tokio Marine Hall. Além dela, contou com outras atrações como Dinossaur Jr., Water From Your Eyes, Ana Frango Elétrico e Badbadnotgood.
O show que estava marcado para começar às 19h teve um pequeno atraso, acredito que devido ao trânsito na cidade, pois o público foi chegando aos poucos ao local.
A apresentação aconteceu em uma área anexa ao lado do restaurante que fica no térreo. Um local pequeno, quente e bem intimista, havia cerca de 100 pessoas ou mais. Nabihah se apresentou no formato duo, junto da baixista Shoko Yoshida, que também toca na banda KUUNATIC.
Ela abriu a apresentação com a bela In Light, faixa com sonoridade etérea com uma atmosfera bem dream pop. Em seguida, tivemos a faixa título Dreamer, uma das mais conhecidas entre os fãs.
Durante as músicas, a artista interagiu bastante com o público. Falou que estava muito feliz em tocar no Brasil. No dia anterior amou tocar no Balaclava Fest.
Disse que tinha muita gente, que a energia das pessoas aqui era muito boa e que tinham profunda conexão com música. Inclusive comentou que gostaria de morar aqui, falou também sobre as influências de suas músicas, artistas, escritores e as histórias tristes por trás delas.
Ainda tiveram faixas como This World Couldn’t See Us, música com aquela vibe gostosinha de pós-punk. Sunflower e Gentle Heart, essas mais dançantes, animaram a galera presente que cantou e transformou o pequeno espaço em uma pista de dança.
Como não poderia faltar, ela apresentou uma música do primeiro disco, Zone 1 to 6000. Já, voltando ao disco Dreamer, tivemos Lilac Twilight e a emocionante Closer Lover, eu poderia ficar ali viajando por horas. Teve um cover muito bonito de A Forest do The Cure, música que vinha sendo apresentada em outros shows da turnê.
Para finalizar, ela agradeceu muito ao público. Disse que gostou muito do Brasil, que havia chegado na sexta-feira e que até estranhou o tempo frio e cinzento.
Visitou um bar na Vila Madalena onde havia um ótimo guitarrista, e teve tempo até para comprar ”brusinhas”, que foram usadas na apresentação.
A Tender Victory fechou a apresentação deixando o público hipnotizado com a beleza e sutileza dos vocais e instrumentos. Confira alguns momentos da apresentação:
Iqbal se emocionou ao fim, pois o público caloroso correspondeu muito a essa apresentação mais intimista, o que tirou lágrimas da artista.
Ela disse que estava chorando de felicidade pois aquele era o último show da turnê e que ela não imaginava que seria no Brasil. E esperava voltar com um novo disco, mas que primeiro precisaria focar em gravá-lo.
O público muito animado pediu bis, e então ela deixou que as pessoas escolhessem qual seria a música tocada. Os pedidos por Sunflower ganharam e foi com ela que seguiram para dar mais um gostinho de um ótimo show que nos apresentou uma artista criativa, simpática e com muita presença de palco.
Setlist:
In Light
Dreamer
This World Couldnt’ See Us
Sunflower
Gentle Heart
Zone 1 to 6000
Lilac Twilight
Closer Lover
A Forest (The Cure cover)
A Tender Victory
Sunflower (bis)
Acompanhe Nabihah Iqbal nas redes sociais:
Ouça o disco Dreamer:
Para conferir outras resenhas de show, acesse aqui.