Search

5 bandas mexicanas que você precisa conhecer

Margaritas Podridas

Se você sentia falta daquele grunge raivoso, barulhento e melancólico da década de 90, feito por bandas como Hole e L7, então precisa escutar essa banda. A Margaritas Podridas surgiu em 2018 na cidade de Hermosillo no México, nesse mesmo ano lançaram seu primeiro disco Porcelain Mannequin, com um som mais sujo e barulhento. No entanto, mais tarde chamaram atenção com seu segundo trabalho autointitulado, onde seguiram outros caminhos, surfando pelas ondas do shoegaze e noise rock.

Instagram | Bandcamp

Mint Field

Mint Field surgiu como um trio da cidade de Playas de Tijuana, em meados de 2018, mas hoje é um duo formado por Estrella Sánchez (vocal, guitarra) e Sebastian Neyra (bateria). O primeiro disco, Passar de las Luces fez bonito em sua estreia, envolto por uma sonoridade etérea, que bebe da fonte do shoegaze, dream pop e psicodelia. As músicas possuem uma paisagem sonora incrível que levam o ouvinte para um estado de contemplação, em suas letras eles exploram a melancolia e nostalgia do cotidiano.

Instagram | Bandcamp

Te Vi En Un Planetario

Banda relativamente nova, formada pelo duo Ilka Serna (vocal) e Alexis Ramos (baixo, guitarra e sintetizadores) em Teotihuacán. Suas músicas têm influencia no dreampop e shoegaze, cheias de reverberações, modulações e emoções do cotidiano. Possuem dois EPs que foram lançados em 2023, são eles: flores e casa de espejos. Ao vivo, a dupla é acompanhada por Miguel Monterrubio (bateria) e Ricardo Arroyo (guitarra), dessa forma adicionando uma profundidade sonora maior à suas composições.

Instagram | Bandcamp

Policias y Ladrones

Direto da cidade de Tijuana, o Policias y ladrones iniciou como trio e teve influências de garage rock, já na gravação de seu primeiro disco, lançado em 2019 sob o titulo Flores, se aproximaram mais da sonoridade do shoegaze e room pop. Um ano mais tarde, ganharam destaque após alguns singles e chamaram a atenção da gravadora Arts & Crafts, com quem lançaram seu segundo trabalho Nubes. O trabalho mais recente é um EP lançado em 2024, toma forma.

Instagram | Youtube

Sonic Emerson

Sonic Emerson é um projeto liderado por Sebastian Neyra, o músico e produtor toca atualmente com o Mint Field e já trabalhou com a Margaritas Podridas, outra bem conhecida no cenário mexicano. O primeiro EP Hasta que el hecho que está esperando ocurre foi lançado em 2021, na sonoridade, temos camadas que vão do psicodélico, eletrônico e shoegaze. O sucesso do projeto gerou mais dois discos de estúdio, são eles Si tan solo supiera por qué estoy aqui e rescate lento.

Instagram | Bandcamp

Quer mais indicações?

Quer conhecer mais artistas de vários países do mundo? Então confira também a nossa seção Rebobinados Indica.