Search

Wagner Almeida – Campeão da Avenida

Campeão da Avenida é o mais novo álbum do Wagner Almeida. Esse é o terceiro álbum do Wagner, que já nos emocionou com Domingos à Noite (2019) e Crescimento/Desistência (2018). O novo álbum tem participações de Theuzitz e Ana Paia, e na produção João Carvalho (El Toro Fuerte), Vitor Brauer (Lupe de Lupe), Eduardo Possa (Irmão Victor), Gabriel Elias (Mineiros da Lua) e Fernando Bones (Aldan).

Provavelmente eu deveria ser proibida de falar qualquer coisa sobre o que Wagner Almeida lança, porque eu acabo gostando de tudo. E se eu ouvir várias vezes, acabo amando e me vejo cantarolando até aquelas músicas que não curti.

Enfim, esse é o preço que se paga por admirar bastante o trabalho de alguém. Já fiz muitas resenhas emocionadas aqui como: o EP Sonho Violento pt I e Sonho Violento pt II, além do álbum Domingos à Noite (particularmente um dos álbuns que eu mais gosto no mundo).

Campeão da Avenida transmite várias sensações, é uma grande mistura de tudo que o Wagner já lançou até hoje.

Uma boa mistura de canções que são perfeitas para uma performance ao vivo. E ao mesmo tempo também tem também canções mais introspectivas, típicas para serem ouvidas em um momento de melancolia e reflexão.

campeão da avenida wagner almeida

Eu gosto de como o shoegaze e o ambientalismo são abraçados juntos com a melancolia durante essa trajetória. Também gosto como a honestidade e a verdade estão sempre presentes nas letras, porque através delas que a gente se identifica com o artista e traça paralelos com nossas próprias histórias.

É incrível como um artista escreve algo que diz muito sobre si, e ao mesmo tempo é tão verdade e relacionável a história de quem ouve.

As músicas de destaque pra mim foram Frank Ocean, Acordar e Piloto Automático. Frank Ocean eu confesso que não me apaixonei na primeira ouvida, achei diferente, o ouvido estranhou por conta da mixagem não ter sido feita pelo próprio Wagner.

Mas isso foi coisa de quem já está acostumada com o estilo característico das músicas, e qualquer mudança causa estranheza. Conforme fui ouvindo mais vezes, fui acostumando e no final das contas eu gostei bastante. Especialmente porque é uma música que seria muito bacana de ver ao vivo.

Acordar é uma música bem doce e que junta dois dos artistas atuais que eu mais gosto e admiro no cenário alternativo. Achei uma combinação perfeita as vozes da Ana e do Wagner. Foi um feat que fez o meu coração ficar mais quentinho. E Piloto Automático tem uma letra que eu particularmente gostei muito e que me traz reflexões. Eu poderia ouvir o Wagner cantar sobre qualquer coisa e mesmo assim eu iria me identificar.

Talvez seja pelo tom melodramático da sua voz, talvez seja pelo jeito inteligente que ele consegue incorporar uns riffs melódicos e o shoegaze bravão no meio da música. Ou talvez porque a gente seja da mesma geração, se identifica com os mesmos dilemas e enfrenta os mesmos problemas.

Porque é difícil ter inspiração para criar algo que na nossa cabeça seja realmente bom, e que faça as pessoas se identificarem, mas que a necessidade de criar e se expressar é maior do que isso. Então a gente acaba apenas desabafando, e no final das contas, mesmo sem a intenção, acaba criando uma música legal que alguém em alguma hora vai se identificar e tudo vai ter valido a pena.

Me desculpe por cantar tão baixo
É que eu nunca fui muito bom em falar sobre as coisas que eu penso
Eu invento coisas tão banais só pra poder cantar
E pensar que alguém vai gostar de ouvir
Uma música um pouco mais animada mas que não fala sobre nada
E nem é que não role nada bom
Mas eu não consigo colocar pra fora
De um jeito que eu goste
Que eu não me sinta bobo por me sentir feliz num mundo podre
Eu escrevo essa música no piloto automático
Que talvez seja mais honesto, diferente de quem eu sou
Mas como eu queria ser
Um cara mais otimista, que gostasse de visitas, e tivesse paciência e tivesse esperança

Frank Ocean
Avenida
Acordar (part. Ana Paia)


Afogar


Perdoar (feat Theuzitz)
Carta de Vinhos
Cortar
Expirar
Piloto Automático

Acompanhe o Wagner Almeida nas redes:

https://wagneralmeida.bandcamp.com/
https://www.facebook.com/wagneralmeidabh
https://www.instagram.com/wagneralmeida_bh/

Escute Campeão da Avenida no spotify: