Search

Apenas a banda Oxy e terraplana podem salvar o shoegaze brasileiro

O shoegaze brasileiro está vivíssimo! A gente já falou da banda Oxy na nossa lista 15 bandas de shoegaze brasileiro, mas achamos que não foi o suficiente. Apesar das brincadeiras à parte no título, porque felizmente a gente tem inúmeras bandas incríveis do gênero no país, realmente temos que admitir que Oxy e a terraplana vem revolucionando o shoegaze brasileiro. 

Oxy

Formada em Brasília por Sara Cândido, Blandu Correia, Lucas Eduardo Pereira, Marcelo Vasconcelos e Thiago Neves, nos transmite sua genialidade logo de cara ao ver os clipes lançados.

O clipe de No Shoes, dirigido e produzido por Enzo Correia, traz uma nostalgia enorme. Apenas de ter nascido no meio da década de 90, essa música me faz sentir como se estivesse vivendo o auge da adolescência em 1994. Embalada pela voz doce da Sara, endossa toda delicadeza e suavidade do dream pop.

O segundo clipe, Mad também foi dirigido e produzido por Enzo Correia. Lançado no final de janeiro, assim como No Shoes também faz parte do EP Oxy (2017).

Uma atmosfera bem diferente, bem mais escura e com mais influências da música eletrônica, com uma parede de guitarras bem mais acentuada e um pouco mais densa, me traz a confusão da adolescência e o sentimento de tentar achar meu lugar no mundo.

Porém o que mais nos encantou na banda veio com o lançamento do disco completo da banda, o Fita (2018). Um disco cativante e que figurou em destaque nas nossas listas de melhores do ano. O álbum traz uma atmosfera cativante, juntando o melhor do dream pop e o melhor do shoegaze e não é a toa que ajudou a figurar a Oxy no hall das melhores bandas de shoegaze brasileiro e também com reconhecimento internacional.

A DFKM, rádio online do gênero está sempre tocando algumas das músicas desse disco, a experiência de estar vivendo em algum lugar mágico durante os anos 80 e 90 é real.

E por conta do sucesso dos lançamentos anteriores que nós esperamos ansiosamente o próximo álbum da Oxy, com previsão de lançamento ainda no ano de 2021.

Se você ainda não se convenceu, segue a banda nas redes:

https://oxyuniverse.bandcamp.com/

https://www.facebook.com/oxyuniverse/

https://www.instagram.com/oxyuniverse/

terraplana

shoegaze brasileiro terraplana

Outra doce descoberta foi a banda terraplana de Curitiba. Ao questionar qual outro nome poderia salvar o shoegaze brasileiro, essa banda surgiu como forte candidata

Formada por Vinícius Lourenço (guitarra e voz), Stephani Heuczuk (baixo e voz), Cassiano Kruchelski (guitarra e voz) e Wendeu Silverio (bateria), a banda tem influências da música alternativa, dream pop, indie, noise e uma forte presença do post rock também.

Seu EP, Exílio, lançado no finalzinho de 2017 vem conquistando fãs. Fica impossível não lembrar da icônica frase “Puta merda não existe nada melhor do que músicas feitas por jovens cansados e decepcionados com a vida” já que o álbum foi gravado, mixado e masterizado por Vinícius Lourenço em seu próprio quarto.

A faixa Ambedo é impossível não associar a My Bloody Valentine com paredes densas de pedais, vocal distante e etéreo. Outra música memorável é Virou Crime, que expressa todo o peso da existência, a falta de ar e ansiedade que toda a urgência do tempo nos traz.

eu queria me soltar 
daquilo que pesa 
sem saber o que falar 
sou mentira se eu tivesse tempo 
se eu tivesse tempo 
pra ser eu mesmo 
se eu tivesse tempo eu queria me livrar 
do claustro que é viver”

Vida longa a terraplana e estamos esperando mais músicas incríveis!

Agradecimentos especiais ao Bruno Jacobovitz pela indicação.

Siga a banda nas redes e ouça o novo EP:

https://www.facebook.com/terraplanatrrpln/

https://www.instagram.com/trrpln/

https://terraplana.bandcamp.com/releases

E se você tem outra banda bacana pra nos indicar, manda uma mensagem no inbox da nossa página!