Mais uma edição do Rebobinados Indica, dessa vez com bandas brasileiras. Temos opções para todos os gostos: indie, shoegaze, black metal, MPB, experimental e post punk.
John Filme
Às vezes a vida tem umas coisas muito doidas, do tipo que fazem você ir pro show de alguma banda independente pra conhecê-la. Fiquei muito brava porque ninguém havia me falado desses caras antes, apesar deles terem mais de 8 anos de carreira (talvez eu só seja a última a saber de tudo mesmo). Antes tarde do que nunca, apresento-lhes a John Filme.
Chapecoenses recém chegados em São Paulo sendo contaminados por essa cidade maluca. Experimental, stoner, shoegaze, pop são algumas tags usadas no bandcamp da banda para descrevê-los. Eu diria que é como ouvir metal sem de fato ouvir metal… Estranho né? Dá pra fazer um headbanging maneiro durante o show e garanto que vale muito a pena vê-los ao vivo. Cada álbum segue uma estética diferente e isso torna o setlist é bem diverso. A banda é bem louca (no ótimo sentido), experimentalismo no talo, são engraçados pra caramba nas redes sociais e durante as performances também, garanto que levantam qualquer defunto por mais mal humorado que ele esteja e que impressionam bastante. O youtube é recheado de clipes maneiros e descolados, tem muita coisa engraçada, confesso que fiquei um bom tempo assistindo e dando gargalhada.
Recentemente lançaram o curta abaixo mostrando o cenário de Chapecó com a John Filme, Marshnello, Carpanos e Cocobobonut:
Próximo show vai ser dia 27/07, mais detalhes no evento Lançamento Do Zine Dezoito – Coisa Horrorosa e John Filme, confere lá!
Youtube | Bandcamp | Facebook | Instagram | Spotify
Ímã
Ímã ou Ímã de nove pontas é uma super banda formado por: André Garcia (guitarra), Dayane Battisti (cello e voz), Francisco Okabe (cavaquinho e voz), Leonardo Gumiero (baixo, sintetizador e voz), Lorenzo Molossi (bateria e voz), Luciano Faccini (clarineta e voz), Má Ribeiro (percussões e voz), Melina Mulazani (percussões e voz), Yasmine Matusita (bateria e voz).
9 artistas super talentosos, alguns que eu já conhecia de outros projetos anteriores, prometem lançar um super álbum de 9 faixas de canções tortas. Só pela qualidade desse single, garanto que podemos esperar algo espetacular vindo em breve.
Cãos
O quarteto curitibano Cãos faz um pós-punk caótico e sujo, com letras sobre existencialismo, dor e sentimentos inerentes a qualquer ser humano, tudo isso muito bem incorporado nos vocais de Gustavo (vocal, eletrônico), Ariel (guitarra), Akio (baixo, sax) e Michael (bateria). A banda tem dois discos de estúdio, Cães (2016), Domesticado (2018) e o ao vivo Incapacidade Civilizatória (2018), lançados pelo selo Meia Vida.
Apeles
Apeles é o pseudônimo de Eduardo Praça, conhecido pelas incríveis Ludovic e Quarto Negro. O músico talentosíssimo e com muitos anos de estrada, prepara o lançamento do seu próximo álbum “Crux” em agosto. Tive a oportunidade de presenciar seu primeiro disco, Rio do Tempo (2017), sendo tocado ao vivo durante o último show junto com a Quarto Negro na Breve, foi uma experiência lindíssima e memorável. Pelos singles lançados até agora: Torre dos Preteridos, Reflexo Turvo e A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços, podemos esperar mais um álbum grandioso.
Facebook | Spotify | Instagram | Youtube | Site
Jovem Werther
É claro que essa banda seria relacionada com o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther do Goethe, um dos marcos e obra prima do romantismo. O emocional tem que estar um pouco preparado pra ouvir essa banda triste pra caramba, ou você pode apenas querer curtir a bad intensamente. Esse punk, emo, shoegaze e gritaria realmente mexe com a gente. O EP lançado em 2014 é uma das coisas que a gente guarda com carinho, porque a banda entrou em um hiato, ainda estamos aguardando esperançosos pela volta, também levamos a esperança de presenciar um showzinho, certo? A cena de emo/shoegaze/gritaria está carente e precisa de vocês (e nós também).
Lado Esquerdo Vazio
Confesso que descobri a banda enquanto procurava indicações para esse post e foi uma surpresa muito boa. Uma mistura muito boa de shoegaze com black metal, o famoso blackgaze, com tons experimentais. Apesar da banda ter entrado em hiato depois do lançamento do EP Póstumo, boatos e posts no Facebook indicam que vem material novo ainda esse ano, vale a pena ficar de olho.
Anil
Anil é o novo projeto do Antíteses. Músico curitibano de MPB, emo, indie e lofi. Em junho lançou o Outono, primeiro de uma série de 4 EPs que serão lançados ao longo do ano. Ele expressa uma inadequação e sensação de não pertencimento, canções agridoces, transitando entre alegria e melancolia como ele mesmo descreve.
Sábado agora, dia 22/07, é o evento de lançamento do EP em Curitiba, com abertura do Érico. Mais detalhes no link: https://www.facebook.com/events/2323715297747225