Rebobinados Indica #13

Mafius – Tela Azul (2019)

Mafius Tela Azul

A expectativa para o lançamento do EP do artista mineiro Mafius era altíssima e a espera valeu a pena. Com seis músicas, incluindo o single Trânsitos Astrológicos, uma mistura muito doida de lo-fi, indie, alternativo e dream pop. Os gêneros que eu acabei de mencionar são apenas pra referência, porque ele não quer ser limitado em suas criações, o espírito criativo é livre e vasto. E ele muitas vezes se descreve como “filho do Mac Demarco” e eu acho que não tem como explicar melhor sua arte. Na minha opinião, num claro exemplo de como os filhos podem superar seus pais. Coloco muita fé nessa nova onda de artistas jovens e com sede pra ganhar o mundo, mostrar de onde vieram e com um potencial enorme para ir onde bem quiserem. Especialmente quando se é cria do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais, reduto da maior parte dos meus artistas preferidos da música nacional.

 
 

Céu de Vênus – Por Todo o Inverno e a Primavera (2019)

CÉU DE VÊNUS – Por Todo o Inverno e a Primavera (2019) – Sinewave

Outra boa surpresa foi o lançamento do álbum Por Todo o Inverno e a Primavera dos curitibanos da Céu de Vênus com seu intenso post-rock e math-rock. Lançamento da Sinewave a gente já confia e ouve com a tranquilidade de que vem coisa excelente por aí. E a recomendação do Rebobinados só vem para endossar o talento dos rapazes. Post rock revigorado com a candura para os ouvidos que só uma boa guitarra pode nos proporcionar. É uma das bandas que eu quero muito assistir ao vivo, na minha opinião uma das melhores bandas da música instrumental brasileira atualmente. A lindíssima arte da capa é da autoria da multi artista Stephani Heuczuk, baixista da terraplana. Bobeei de não ter dado essa dica antes para vocês, porém antes tarde do que nunca.

 

Sublunar Express – Sublunar Express (2019)

Esses dias recebi uma mensagem de um colega que conheci em um desses sites que você encontra pessoas com afinidades musicais em comum. E ele me disse que havia lançado o primeiro álbum da sua banda, a Sublunar Express. O trio québécois é formado por Denis Dufour, Emmanuel Heis e Daniel Paras. Trazem uma mistura interessante de krautrock (gênero atribuído a bandas experimentais alemãs da década de 60 e 70), stoner, post rock, rock atmosférico e psicodélico. Me lembrou bastante Kraftwerk, fica a dica para quem curte a banda. A capa foi feita pelo talentosíssimo Joan Llopis Doménech. Vale a pena conferir e ver o som muito bom que rola em terras canadenses.

https://sublunarexpress.bandcamp.com/album/sublunar-express
https://www.facebook.com/sublunarexpress/
https://www.sublunarexpress.com/

LVCASU – estrelas ocas: diários, notas, esboços (mixtape) – 2019

 

Esse lançamento até aqueceu o meu coração de tamanha saudade que eu estava de ouvir coisas novas do meu amigo e ídolo Lucas Silva, mais conhecido como Lvcasu. Foi inesperado para quem não o acompanhava no soundcloud, onde ele lança algumas pérolas de vez em quando (fica a dica). E uma grata surpresa pra mim – que morro de saudades de ver um show dele. A mixtape reúne experimentações e músicas – em tese inacabadas – que estavam guardadas na gaveta. Nada pretensioso ou com intenção de ser. Apenas a mente fluindo junto com a arte. O jeitão lo-fi continua em alta e os riffs marcantes também. Quem sabe Lvcasu volta se a gente pedir bastante?

https://youtu.be/vue_On-Embo
 
 

Jair Naves – Rente (2019)

Jair Naves Rente

Jair Naves é gigante, referência pra todo artista talentoso, percursor do meio alternativo e o cara que abriu e que continua abrindo caminho para possamos fazer e falar de música hoje. Sempre lúcido, com músicas profundamente reflexivas, honestas e brutalmente reais, seja na Ludovic ou com assinando com seu próprio nome. Consegue captar e transmitir em arte a atual conjuntura política e social brasileira, toda vez que se pronuncia consegue dar voz a uma geração aprisionada em seus próprios fantasmas, porém determinada a não deixar que os antepassados cometam os mesmos erros. Jair fala da sociedade e fala dele mesmo, atemporal apesar de falar sobre o que acontece no aqui e agora, expondo a complexidade do ser e as peripécias do viver. Se eu pudesse indicar um artista para que todos possam se inspirar, esse artista é Jair Naves. É sempre uma honra e um prazer vê-lo ao vivo. E você pode conferir o novo disco no evento Sounds Like FFFront IV – Jair Naves – 24/06

https://jairnaves.bandcamp.com/releases

http://jairnaves.com.br/https://www.facebook.com/jairnavesoficial

Confira outras indicações da seção Rebobinados indica.