Search

Lançamento EP “Naufrágio” + Entrevista Elucubro

Primeiramente solta o play no novo disco da Elucubro:

Há algum tempinho que eu acompanho a banda Elucubro, uma banda do ABC Paulista de rock alternativo que conta com grandes amigos e colegas meus muito talentosos e especiais. Formada por Gabriel Servilha (guitarra), Gustavo Henrique (guitarra/voz), Pablo Armentano (baixo) e Daniel Dantas (bateria) há um pouco mais de um ano.

Compareci a um show deles em abril desse ano e confesso que algumas músicas me tocaram bastante, já mostrando as coisas boas que o EP guardava. O show foi muito bom e de quebra eles ainda tocaram alguns covers que animaram o público.

Fiquei extremamente feliz quando eles aceitaram lançar o EP com exclusividade para o nosso blog e nos conceder essa entrevista. É muito importante pra gente conhecer e divulgar o trabalho dos artistas do cenário underground que a gente acredita.

Elucubro- lançamento de Sinestesia

Por vezes o instrumental me remete muito ao post rock, é bem melódico, easy listening e acaba soando carinhosamente familiar.  É um disco para ser apreciado à noite, com tranquilidade e serenidade. Mas não se deixe enganar achando que você não será surpreendido por trechos ora suaves ora agitados presentes nas músicas.

Elucubro é tudo exceto monótono. As guitarras são as grandes estrelas que refletem a alma do EP, é por meio delas que é possível decifrar sobre o que realmente se fala. O baixo juntamente com a bateria não se intimida e também vai ganhando espaço ao desenrolar do caminho. E no conjunto todos trabalham em completa harmonia.

Elucubro tem identidade própria, portanto, ao meu ver, fica difícil enquadrar em algum gênero mais específico dentro do rock alternativo ou comparar com alguma banda que eu já conheço. Consigo ver as referências a Ventre, Los Hermanos, God Is An Astronaut, Radiohead e outros.

O single “O Vento” foi o primeiro a ser lançado (21/Out) e já dava uma “palhinha” do que viria a seguir:

Confira a entrevista:

O que significa o nome Elucubro?

Elucubro é o ato de refletir constantemente sobre algo no período noturno. Acho que o nome combina muito com a banda, pois geralmente compomos de madrugada e fazemos reflexões sobre várias questões.

Como vocês definiriam o seu som?

Talvez essa seja a pergunta mais difícil de se responder. Acho que é uma mistura não convencional de um rock alternativo com instrumental. Não ligamos muito para as convenções tradicionais de estrutura nas músicas, tentamos juntar o máximo de referências que temos pra nos expressarmos da melhor forma possível e fazermos um trabalho que transmita algo que toque o íntimo de quem escuta.

Como vocês se conheceram e como surgiu a ideia de montar a banda?

Bom, eu (Gustavo) conheci o Gabriel no SENAI, em 2014. A amizade nasceu ali e o interesse por música nos uniu, criando alguns projetos musicais por diversão mesmo. Um pouco mais maduros, chamamos alguns amigos próximos para tocar, foi aí que entrou o Pablo e o nosso antigo baterista, o Pedro. Por motivos pessoais ele teve que deixar a banda e, no nosso primeiro show, conhecemos o Daniel.

Daí estamos agora lançando nosso primeiro trabalho, Naufrágio, e caminhando para 1 ano com essa formação.

Quais são as bandas que mais influenciam vocês nas composições? Bandas nacionais e internacionais

Várias bandas nos influenciam. Acho que Radiohead é a principal. Outras bandas como Slowdive, Ventre e EATNMPTD também nos influenciam bastante.

Banda Elucubro lança seu primeiro EP "Naufrágio" | A Gazeta

Tem alguma banda brasileira que vocês gostariam de tocar junto?

Claro! gorduratrans, Ventre, EATNMPTD, Eliminadorzinho… Na real somos bem abertos quanto a isso. Se houver algum convite, independente da banda, veremos se as datas batem e fazemos acontecer.

Quais são os planos daqui pra frente em termos de shows, próximos trabalhos e carreira?

Acho que como somos do ABC Paulista, seria bacana consolidarmos e fazermos nosso nome por aqui. Claro, as plataformas de streaming ajudam bastante a propagar nosso trabalho e, aos poucos, vamos expandindo nossos horizontes.

Em relação à projetos, já estamos iniciando a composição de algumas músicas para nosso primeiro álbum, algo um pouco mais conceitual. Por enquanto o objetivo é divulgar bastante o EP nas redes sociais e fazer mais pessoas se interessarem pelo nosso som.

Vocês querem deixar algum recado pra galera?

Galera, nosso EP Naufrágio sai em todas as plataformas de streaming dia 9/11. Deem uma olhada lá que tá bonito, ajudem minha mãe a ficar orgulhosa por favor.

Acompanhe o trabalho da banda nas redes sociais!

Instagram: @elucubro

Facebook: https://www.facebook.com/elucubro/

Spotify: https://open.spotify.com/embed/artist/2nzQFJn9KVVVvbAhtWco1p