Search

Especial Mulheres Independentes

Dia 8 de março tivemos o dia das mulheres, uma data historicamente representativa, uma data que marca a luta das mulheres na sua busca por mais direitos e liberdade, sendo apropriada para fins comerciais e superficiais. Um dia para que o patriarcado possa se sentir menos culpado ao dar flores, ser gentil, dar mimos e dar os parabéns. Dar parabéns pelo quê?

Nós mulheres estamos em uma luta diária, ininterrupta para sermos ouvidas, reconhecidas, legitimadas e aceitas. Os parabéns e os tapinhas nas costas os fazem se sentir menos culpados, mas não nos fazem sentir que devemos lutar menos ou que já estamos em pé de “igualdade” com os homens. É preciso mais, muito mais. É preciso que mais mulheres ocupem todos os espaços possíveis. Eu poderia fazer um texto enorme sobre isso, porém eu vou focar apenas no que eu posso fazer como singela colaboradora deste blog: dar mais exposição para os trabalhos que eu admiro feitos por mulheres. Principalmente mulheres independentes.

Festival Hard Grrrls 19

mulheres independentes

Esse foi um dos festivais mais legais que eu já tive o prazer de comparecer, em 2018 escrevi sobre ele nesse post. É um festival incrível feito pelas minas, com exposições das artistas Breeze Spacegirl, Camila Visentainer. As bandas que vão participar do fest esse ano são Malka, dd dagger (ᴛx-ᴇᴜᴀ), Bioma, Não Não-Eu e Luana Hansen. Vale MUITO a pena, recomendo de verdade.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/2248396038716734/
Página do facebook: https://www.facebook.com/hardgrrrls/

In Venus no Quinta Independente do CCJ

mulheres independentes

Banda de post punk com letras feministas e anticapitalistas, formada por Cint Ferreira (voz e teclado), Jiulian Regine (bateria), Rodrigo Lima (guitarra) e Patricia Saltara (baixo). O primeiro single, Mother Nature, saiu em 2016. Em 2017 lançaram o disco Ruína e em 2018 o EP Refluxo. No dia 21/03 tem o show no Centro Cultural da Juventude, que fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha. O show é gratuito, e a banda é uma das mais cativantes da cena feminista independente, vale a pena conferir!

Página da banda: https://www.facebook.com/invenusband/
Link do evento: https://www.facebook.com/events/255193782023974/
Bandcamp: https://invenus.bandcamp.com/

Hayz

mulheres independentes

Das coisas boas que aconteceram no dia 8 de março podemos citar o lançamento do EP da banda Hayz de queercore. A banda foi formada em 2018 por Josie Lucas (guitarra e voz), Bruna Provazi (baixo e voz) e Roberta Bergami (bateria).

Bandcamp: https://hayz.bandcamp.com/releases
Instagram: https://www.instagram.com/hayzband/
Facebook: https://www.facebook.com/hayzband/

Tarda

Tarda é um projeto formado por Julia Baumfeld, Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier, Sara Não Tem Nome e Victor Galvão. Artistas que misturam música, fotografia e vídeo, multifacetados e plurais.

É difícil descrever um projeto como a Tarda, então vou usar as palavras deles: “Tempo de fluidez de água e uma demora grave, sons que ficam e demarcam um lugar de acolhimento familiar e inóspito onde não podemos ser nós mesmas, mas aquilo que nos assombra.”

Soundcloud: https://soundcloud.com/tardatarde
Facebook: https://www.facebook.com/tardatarde/
Instagram: https://www.instagram.com/tarda_/

Girls Rock Camp Brasil

MULHERES INDEPENDENTES

O Girls Rock Camp é uma ONG que procura empoderar meninas através da música.  Funciona como um acampamento musical de férias, que meninas com idades de 7 a 17 anos tem uma experiência completa e empoderadora na qual aprendem a tocar um instrumento, formam uma banda, fazem uma composição e uma apresentação ao vivo para a comunidade. Desde 2013 o projeto já atendeu cerca de 450 meninas através do voluntariado feminino. Nos links abaixo você pode conferir mais sobre esse projeto super bacana que busca a inclusão verdadeira das meninas e mulheres na música.

Site: https://www.girlsrockcampbrasil.org/
Facebook: https://www.facebook.com/ladiesrockcampbrasil/
Facebook: https://www.facebook.com/girlsrockcampbrasil/

Efusiva

Um selo independente feminista do Rio de Janeiro criado em 2015, inspirado no riot grrrl e no feminismo interseccional. Divulga projetos artísticos e produções fonográficas, valoriza práticas de empoderamento feminino, LGBTQI, racial e social, realiza rodas de conversa de temáticas de gênero, raça e classe, promovem oficinas de audiovisual, montagem de palco, instrumentos musicais, pedais de efeito, defesa pessoal, grafite, e etc.

Artistas do selo: Belicosa, Bochechas Margarinas, Catillinárias, Charlotte Matou um Cara, Clara Ray, Chico de Barro, Drugged Doll, Errática, Floppy Flipper, In Venus, Kinderwhores, The Lautreamonts, Melinna, Pata, Trash No Star e Tuíra.

Site: https://www.efusiva.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/efusivadiy/

https://youtu.be/gzIdGvD4W04

União das Mulheres do Underground

É um blog colaborativo e interessantíssimo que divulga qualquer tipo de arte (visual, sonora, eventos e etc) produzidos por mulheres, especialmente os DIY. Já conheci muitas bandas/artistas incríveis por conta desse blog, nele também encontramos materiais de apoio para quem tá interessado em entrar nesse mundo underground, sobre como divulgar seu trabalho, entrevistas, artigos/textos extremamente relevantes quanto à questão de gênero, representatividade dentro do movimento feminista e muito mais. Se você quiser ficar por dentro do que tá acontecendo no underground, fica de olho tanto na página do Facebook quando no próprio site, vale a pena!

mulheres independentes

Facebook: https://www.facebook.com/uniaodasmulheresdounderground/
Site: https://uniaodasmulheresdounderground.wordpress.com/

Se você tem alguma sugestão de banda/evento/página/selo ou qualquer tipo de arte feita pelas minas, manda pra gente!