No especial de hoje, o tema é mulheres bateristas. E acho que se tem algo que incentiva mulheres a tomarem espaço na música é verem outras mulheres nos palcos, mixando, masterizando e produzindo arte em geral. Pelo menos pra mim funciona assim, eu vejo uma mulher fazendo algo muito legal e aí eu penso “tá aí, que bacana, também quero fazer isso!”.
Coisas que a gente nunca tinha parado pra pensar antes que de repente se tornam possíveis e alcançáveis. Tem espaços que a gente não pensa em ocupar simplesmente por nunca ter parado pra pensar e não necessariamente porque a socialização nos impede. Por isso que trouxemos para vocês dessa vez um especial de mulheres bateristas!
Exemplos são importantes demais. Foram mulheres tocando instrumentos que me incentivaram a tocar literalmente todos os instrumentos que eu já peguei e me dediquei. Começou com o violino quando vi a Máiréad Nesbitt (Celtic Woman), piano com a Nina Simone, guitarra (Bilinda Butcher e Rachel Goswell) e é bem possível que eu fique tentada a tentar outro instrumento assim que ver alguma mulher brilhante no palco. Durante o post vou dizer quais foram minhas inspirações para tocar bateria também.
Aproveita e mostra esse post para alguma amiga sua que esteja tentando aprender algum instrumento, também já falamos sobre mulheres baixistas parte I e mulheres baixistas parte II, quem sabe ela se sinta mais motivada quando perceber todas essas referências excelentes, né?
Fiquem à vontade para nos sugerirem outras bateristas que vocês conheçam aqui nos comentários, porém já fica o aviso de que teremos uma parte II… Aguardem!
Cat Myers (Honeyblood e Mogwai)
Anna Prior (Metronomy)
Carla Azar (Autolux)
Sandy West (The Runaways)
Régine Chassagne (Arcade Fire)
Cindy Blackman (Lenny Kravitz)
Sheila Escovedo (Prince)
Janet Weiss (Sleater-Kinney)
Sera Cahoone (Carissa’s Wierd, Band of Horses)
Maureen “Moe” Tucker (The Velvet Underground)
Mulheres bateristas brasileiras
Temos uma infinidade de mulheres ULTRA talentosas tocando bateria no país e cada vez mais temos mais meninas se interessando por bateria e percussão. Ver mulheres bateristas no palco é uma das coisas que mais me emocionam. As queridíssimas que me levaram a tocar bateria são essas duas artistas incríveis que eu mostro a seguir: A Larissa Conforto e a Muriel Curi.
Larissa Conforto (Àiyé, Ventre)
Muriel Curi (Labirinto)
Vera Figueiredo (Diana King, Zélia Duncan, Milton Nascimento, Rita Lee)
Ana Zumpano (Antiprisma, Lava Divers)
Camila Ribeiro (In Venus)
Jéssica Fulganio (Ema Stoned, Dolphins on Drugs)
Julia Baumfeld (Tarda)
Isabelle Miranda (sapataria)
Dori (Charlotte Matou um Cara)
Silvia Fortini (Wagner Almeida)
Quer conhecer mais bateristas? Então se liga nessa matéria do sopa alternativa