Há muitas divergências sobre como o termo post rock surgiu, assim como sobre o que ele é exatamente. Alguns dizem foi primeiramente usado para definir o álbum Hex da Bark Psychosis em 1994, outros dizem surgiu no final da década de 80 na Europa.
Ainda temos os que afirmam que o post rock veio para renovar famigerado o rock, usando elementos do post-punk, do jazz, da música ambiente, do rock progressivo, e também criando novos timbres, explorando diversos tipos de pedais e experimentações musicais.
Se eu pudesse definir o post rock de maneira bem singela e com bastante humildade, diria que é um estilo musical que toca o coração. As bandas mais bonitas que eu conheço utilizam elementos de post rock em suas composições.
Seja instrumental em sua maior parte ou não, uma música agitada ou mais calma amplamente utilizada em playlists para estudar e relaxar. Se acaba misturando elementos de shoegaze, música eletrônica, math rock ou new age.
É claro que você conhece ou provavelmente já ouviu falar de nomes como Sigur Rós, Godspeed You! Black Emperor, Mogwai, God Is An Astronaut, Explosions in the Sky e Tortoise.
No Brasil nós também temos bandas incríveis, tive mais de 25 bandas em uma lista prévia e tive que selecionar apenas essas 15 superbandas de post rock nacional que valem a pena conhecer:
maquinas
É uma banda incrível de Fortaleza – CE formada por Allan Dias, Roberto Borges, Samuel Carvalho, Gabriel de Sousa e Ricardo Guilherme Linsque, que mistura elementos de post rock com shoegaze, noise e slowcore, influenciada por movimentos dos anos 80 e 90. Seus singles são mal-agradecido (2016), zolpidem (2015) e o EP maquinas (2014). Seu álbum lado turvo, lugares inquietos lançado em 2016 é definitivamente um dos melhores álbuns que eu ouvi nos últimos tempos. A banda há pouco fez uma turnê no sudeste celebrando o álbum. Uma banda que você não pode perder a oportunidade de ver ao vivo.
O Mar Cobrindo o Sol
É um projeto de um homem só, do músico B.F. (como gosta de ser chamado) de Vitória da Conquista – BA que se mistura com elementos de shoegaze, lo-fi, e dream pop que possuem a mesma alma de seus outros projetos como Gray Souvenirs e Lumnos, que são mais puxados pro metal. O seu primeiro EP, chamado Por Aqui Nada é o Que Parece tem um som melancólico que marca o tom do projeto, que recebe a seguir o álbum Nível de Volatilidade, extremamente recomendado àqueles que querem sofrer um pouco sobre um coração partido com esse disco.
Kalouv
É uma banda de Recife – PE formada por Basílio Queiroz, Bruno Saraiva, Rennar Pires, Saulo Mesquita e Túlio Albuquerque. Conta com o álbum de estreia chamado Sky Swimmer, que aparece em algumas listas como o melhor álbum de 2011, em seguida o álbum Pluvero de 2014, que fez mais sucesso ainda saindo em jornais importantes e blogs da cena independente. Conta ainda com singles Boa Sorte, Santiago e Planar Sobre o Invisível. Em 2017 lançaram o álbum Elã, bastante aclamado e reconhecido entre as listas de melhores do ano. O último single lançado foi o Talho (2020) em parceria com o Boogarins.
E a terra nunca me pareceu tão distante
É o nome do quarteto de São Paulo – SP de música instrumental formado por Lucas Theodoro, Luden Viana, Luccas Villela e Rafael Jonke. Seus trabalhos são o EP homônimo lançado em 2014, o EP Vazio e o single Medo de Morrer | Medo de Tentar. A banda ganhou seu espaço no cenário musical independente divulgando o post rock nacional, fazendo shows constantes em São Paulo, e também abriu em outros estados para bandas internacionais. Em 2018 lançaram o disco Fundação e seu último lançamento foi Quando o vento cresce e parece que chove mais (2020) em parceria com o Sentidor.
Labirinto
Labirinto é de São Paulo – SP e nossa representante de post rock/post-metal da lista. É formada por Erick Cruxen, Kiko Bueno, Luis Naressi, Hristos Eleutério e Muriel Curi. Seus álbuns são Anatema (2010), o split Labirinto & Thisquietarmy (2013), e o célebre Gehenna (2016) e seus singles são Masao (2014), Labirinto & Thisquietarmy (2013) e Kadjwynh (2012). A banda já fez shows bandas grandiosas como God is an Astronaut, MONO, Alcest, Year of no Light, Stephen O’Malley, Mouse on the Keys e The Ocean.
Mahmed
É uma banda muito bacana de Natal – RN que faz um som experimental praticamente indescritível de tantas misturas e influências que nos deixa exatamente como primeira faixa “AaaaAAAaAaAaA” do disco Sobre a Vida em Comunidade, lançado em 2015, possui também os singles Ciao, Inércia (2016), Shuva (2015) e Domínio das Águas e dos Céus (2013). Formada por Walter Nazário, Dimetrius Ferreira, Leandro Menezes e Ian Medeiros, a banda já se apresentou no Coquetel Molotov (Recife), DoSol e Mada (Natal), Mundo e Hacienda (João Pessoa), Picnik (Brasilia), Mimpi Film Fest (Rio de Janeiro) e Balaclava Fest #2 (São Paulo). O Mahmed faz um show incrível e surpreendente que vale muito a pena ver!
Salvage
Banda do Rio de Janeiro – RJ que mistura elementos de música experimental com math-rock formada por Herbert Santana, Henrique Araujo, Ingo Lyrio e Victor Cardoso. Seu único single é chamado MΔE com 4 faixas lançado em 2014.
Astronauta Marinho
É uma banda de Fortaleza – CE, formada por Felipe Lima, Rafael Viana, Caio Cartaxo, Chagas Neto, Guilherme Alvez e Daniel Lima, é altamente influenciada pela cidade, e por suas experiências pessoais e musicais, misturando elementos experimentais e alternativos. Lançaram 3 álbuns: Menino Sereia (2014), Astronauta Marinho – Estúdio Som Livre (Ao vivo) (2017) e Perspecta (2018).
Ruído/mm
Banda de Curitiba – PR, fundada em 2003 que mistura elementos de música experimental com noise e rock psicodélico. Formada por Givex, Liblik, Panke, Pill, Ayres e Ramiro, seus álbuns são Introdução à Cortina do Sótão (2016), Praia (2015), Rasura (2014) e Série Cinza (2004).
Macaco Bong
É uma banda de Cuiabá, Mato Grosso por Bruno Kayapy, Daniel Horkidea e Daniel Fumega. Com 15 anos de estrada, é uma das percussoras da música instrumental no país. Seus álbuns são Artista Igual Pedreiro (2008), This is Rolê (2013), Macumba Afrocimética (2015), Macaco Bong (2016) aclamados pela revista Rolling Stone. A banda já dividiu palco com Sonic Youth, Iggy Pop, Nação Zumbi, Pitty, Charlie Brow Jr, Raimundos, Sepultura e Krisiun.
Peixe Cobra
É uma banda muito bonita de Curitiba – PR, mistura elementos de música experimental com ambiente, formada por Guilherme, Tokarz, Rick e Giva, tem influências das bandas Television e Tortoise. Seus singles são Malpa Morto (2016) e Camaleão (2017).
The Tape Disaster
Banda de Porto Alegre – RS, formada por Andres Araújo, Bruno Severo, Rubens Formiga e Thivá Fróes de Souza. Com influências da cena alternativa e experimental lançou seus singles Compilation (2012), A Que Se Perdeu (2014), Morgana (2014). O trabalho mais recente é o disco Oh!Myelin lançado em 2017.
Avec Silenzi
Banda de Petrópolis – RJ, formada por Renan Vasconcelos, Rafael Ferreira e Duda Souza. Seus álbuns e singles são Avec I (2010), Avec II (2010), Avec III (2016), Avec IV (2016) e Avec V (2017), sendo este último remixes de vários artistas do Avec III.
Constantina
É uma banda de post rock nacional de Belo Horizonte – MG formada no final de 2003, conta com os músicos Alex Fernandino, André Veloso, Bruno Nunes, Daniel Nunes, Viquitor Burgos e Lucas Morais. Seus álbuns são Constantina (2005), Jaburu (2006), ¡Hola Amigos …! (2008), Haveno (2011), Pacífico (2012), Colorir (2013), Pelicano (2014), Mexido (2016), Codorna (2018) e Atrópico (2019) possuem muita influência da música eletrônica e experimental. Já passaram por França, Bélgica, Suíça, Portugal e Reino Unido, se apresentando no Festival Focus Wales e sendo destaque em matérias da cena independente.
Slvdr
Banda do Rio de Janeiro – RJ com influências de math-rock e post rock nacional formada em 2012 por Bruno Flores, Hugo Noguchi e Gabriel Barbosa. Lançou um EP chamado Fera Vischer (2013), SLVDR/Moma Internacional Split (2014) e o álbum Presença (2016). Sendo seu último álbum aclamado por vários blogs da cena independente.