Search

Mitski – Be the Cowboy tem sido meu alimento noite e dia

Horrível esse título que eu fiz, porém nada pode traduzir mais o sentimento que tenho a ouvir esse disco do que essa frase.

Um amigo esloveno me indicou essa artista ótima que é a Mitski, apesar de eu já ter visto vários amigos meus falando sobre ela e sobre o quão maravilhosa ela é, precisou alguém de fora me indicar para que eu levasse a sério. Então se você ainda não conhece, espero que eu possa te convencer também.

Mitski Miyawaki é uma artista americana, de Nova York, dona de uma voz doce e por vezes poderosíssima, sinceramente uma das melhores vozes que eu já ouvi. Consigo ouvir por horas sem enjoar. Ela canta e compõe um indie rock que por vezes flerta com dream pop e indie pop.

Seus primeiros álbuns lançados foram Lush (2012), Retired from Sad, New Career in Business (2013), seguido de Bury Me at Makeout Creek (2014) e depois Puberty 2 (2016). O álbum que me conquistou é o recentemente lançado Be the Cowboy. 14 faixas de puro drama e intensidade em suas letras.

É literalmente música para você sentir bem o drama, porém é bem easy-listening. Você pode deixar a música tocando ao fundo e quando se der conta, está cantando junto. As letras grudam na cabeça de uma maneira boa, as melodias são doces e encantadoras.

Ela vai te conquistando aos poucos e quando você vê, já caiu em suas graças. Algumas músicas me fazem querer libertar aquela atriz interior que eu guardo, liberar todo o drama, interpretação e literalmente me jogar no chão de tanto sentir.

A mais famosa é Nobody e por coincidência é uma das que eu mais gosto também. Me lembra alguma música que eu não lembro qual é, aquela familiaridade reconfortante e cativante, um refrão incrível, uma doçura na voz contrastando com uma letra um tanto melancólica. O refrão me dá vontade de dançar, pegar a escova e fazer de microfone igual ela faz no clipe:

Um dos outros singles lançados é Geyser, bem mais melancólica que Nobody, mais dark, literalmente de cantar se arrastando no chão, bem curtinha, mas nos faz pensar em algo tipo “meu deus por que você não está ligando e amando esta mulher maravilhosa?”:

E por fim, o outro single Two Slow Dancers, triste até não poder mais, é a música que te convence a gostar de Mitski e sua voz angelical:

Recomendo fortemente que você ouça o disco na íntegra e os outros trabalhos dessa artista fantástica: