15 bandas e projetos de música ambient para conhecer

Por: Tatyane Olivera

Você aí acha que conhece ambient? Se você já ouviu alguma playlist do Spotify que tenha um título parecido com “músicas para relaxar” ou “músicas para estudar” então eu tenho quase certeza que você conhece. Muita gente também chama de música de consultório de dentista (além das memoráveis músicas que tocam na rádio Alpha FM). Por um lado, tudo isso aí está certo, realmente é muito “chill” music na maioria dos casos, mas nesse post eu vou tentar te convencer a gostar desse gênero muitas vezes esquecido e subestimado.

Por favor não durma enquanto ouve essas bandas haha (brincadeira! Elas são legais, confia em mim)

A música ambiente nasce da mistura de outros tantos gêneros como música clássica, instrumental, post-rock, eletrônica, jazz, new age, trip hop, noise e etc. Tudo isso cria uma atmosfera calma e envolvente (na maioria dos casos), e isso faz com que ela nem sempre seja o centro das atenções.

Alguns artistas e bandas relevantes são: Sigur Rós, múm, Aphex Twin, Boards of Canada, Air, Vangelis, Jóhann Jóhannsson e Brian Eno (muitas vezes dito como “criador” do gênero)

Aqui estão as bandas que selecionamos:

  1. Eluvium

Eluvium é o nome artístico de Matthew Cooper. O americano mistura ambiente com shoegaze e post rock. Já lançou 9 álbuns pela gravadora Temporary Residence Limited que também assinou com Explosions In The Sky e Mono. Seu último álbum é Shuffle Drone (2017) e nele todas as músicas tem exatamente 32 segundos.

  1. Grouper

Grouper é o projeto solo da musicista, compositora e produtora talentosíssima Liz Harris. Provavelmente é a artista que eu mais gosto e admiro dentro do ambient, é uma das minhas influências na hora de compor minhas músicas (apesar das minhas composições passarem bem longe das dela). Também já lançou mais de 9 álbuns. Seus últimos 3 álbuns, Dragging a Dead Deer Up a Hill (2007),  The Man Who Died in His Boat (2013), Ruins (2014), são os mais aclamados e que melhor expressam seu som único que traz essa mistura maravilhosa de ambient, drone, experimental e shoegaze.

  1. Hammock

É um duo americano formado por Marc Byrd e Andrew Thompson.  Uma belíssima combinação de ambient, post rock, shoegaze com sua guitarra característica além de batidas eletrônicas e piano. Comumente comparado a Boards of Canada e Explosions In The Sky. Com mais de 10 álbuns lançados, provavelmente é a banda favorita do Spotify para playlists “músicas para relaxar”.

  1. Olafur Arnalds

É um dos mais famosos cidadãos islandeses, o multi instrumentista e produtor é constantemente associado a seus companheiros islandeses do Sigur Rós. Seus mais de 9 projetos entre álbuns e EP’s transitam entre o neoclássico, indie, experimental e eletrônica.

  1. The Album Leaf

Começou como um projeto solo do Americano Jimmy LaValle em 1998 e hoje também conta com Matt Resovich, Brad Lee e Dave LeBleu na formação. Seus 6 álbuns lançados, de maioria instrumental, tem influências do post rock, eletrônica e indie.

  1. John Hopkins

É um músico e produtor britânico.  Ele produziu ou ajudou a produzir os álbuns de Brian Eno, Coldplay, David Holmes, entre outros. Seu estilo principal é a mistura de ambient com música eletrônica. Seu próximo álbum se chamará Singularity e em 6 de março, ele lançou o single Emerald Rush que você pode conferir abaixo:

  1. Blue Foundation

É um grupo de música eletrônica da Dinamarca. Uma mistura de trip hop, ambiente, dubstep, chillout, muitas influências de shoegaze, folk, indie e dream pop. A formação atual conta com Tobias Wilmer e Bo Rande, e a banda ganhou extrema relevância quando a música Eyes on Fire foi tema do filme Crepúsculo.

  1. Arms and Sleepers

É um duo de trip hop, post rock e música eletrônica Americano formado por Max Lewis e Mirza Ramic. Mais de 10 álbuns lançados desde 2006 e com performances ao vivo marcantes por conta das projeções visuais feitas por Dado Ramadani.

  1. Entheogenic

O nome da banda por si só já diz muitas coisas “é qualquer substância psicoativa que induz uma experiência espiritual e se destina ao desenvolvimento espiritual.”

Esse duo formado por Piers Oak-Rhind e Helmut Glavar é literalmente música ambient psicodélica ou você pode atribuir um gênero pra eles como psychill, psybient, e etc. Vocais do oriente e do ocidente, instrumentos tribais e muito sintetizador se combinam e formam um som único.

  1. Robert Rich

Lançou mais de 40 álbuns em quatro décadas de trabalho, ajudou a definir a música ambient, IDM e new age, ainda sim seu som é difícil de descrever. Mistura de música atmosférica, dark ambient e experimental. Ele ajudou a desenvolver a especificação MIDI, um padrão que permite a conexão de vários instrumentos musicais eletrônicos. E também construiu seus próprios sintetizadores analógicos no início da carreira, se tornando um excelente engenheiro de mixagem e masterização.

  1. David Sylvain

É um músico britânico, ele também foi vocalista da banda Japan. Ele combina vários estilos em suas próprias músicas como jazz, rock clássico, experimental e música eletrônica. Já lançou uma infinidade de discos tanto em carreira  solo como em colaborações.

  1. Ben Frost

É um músico e produtor australiano. Tem fortes influências de post punk, black metal e noise em seu repertório que tem muitos elementos de ambient, drone, experimental e eletrônica. 11 álbuns lançados, sendo um deles trilha sonora do filme Super Dark Times e a trilha sonora do jogo Tom Clancy’s Siege

  1. Iamamiwhoami

Projeto sueco de Claes Björklund e Jonna Lee. Não é só música e sim uma entidade multimídia por conta de vários videoclipes lançados no Youtube. Música eletrônica, synthpop, experimental e artpop são alguns dos gêneros nos quais esse projeto se encaixa.

  1. Nils Frahm

Músico alemão, produtor e compositor conhecido por combinar música clássica e eletrônica com uma abordagem diferente. Mais de 8 álbuns solo lançados, já colaborou com grandes artistas como Anne Müller, Ólafur Arnalds, F. S. Blumm and Woodkid.

  1. Röyksopp

É um duo da Noruega formado por Svein Berge e Torbjørn Brundtland. Produzem música eletrônica com ambient. Mais de 6 álbuns lançados, são notáveis por conta de muitas músicas serem usadas em comerciais, seriados e filmes.

E pra quem gosta de playlist: