Você já deve ter percebido que nós aqui do Rebobinados amamos um shoegaze, shoegaze japonês então nem se fala. A gente procura ouvir todas as variantes e nuances desse que pra mim, é o melhor gênero (pra quem discordar). Brincadeiras a parte, hoje decidimos trazer um nicho talvez não tão conhecido como deveria, o shoegaze japonês.
O Japão é um dos países com o maior mercado de música do mundo, sua arte é muito relevante, reconhecida e bem vista pelo mundo todo. Ultimamente tem ganhado bastante relevância os gêneros de J-rock e J-pop, vários boybands e girl groups que fazem sucesso com os jovens. Eles também têm boas bandas de rock alternativo no geral que são bastante conhecidas no país e essas bandas tem suas músicas nas aberturas de anime, então acabam sendo reconhecidas no resto do mundo também.
Voltando para o cenário mais underground/alternativo, talvez possamos citar que uma das bandas mais conhecidas de shoegaze japonês no ocidente seja Asobi Seksu. Formada nos Estados Unidos tem letras em inglês e japonês e sempre aparece em playlists de shoegaze/dream pop.
Muitas bandas surgiram nos anos 90 e 00, não tiveram o devido reconhecimento e acabaram. Tem muita coisa boa por aí e infelizmente muitas bandas dessa lista também já se separaram ou não lançam músicas há bastante tempo, mas vale a pena ouvir todas!
As bandas que selecionamos a seguir contemplam não só o shoegaze japonês, também o indie pop e dream pop. É interessante ver como algumas transmitem a sensação de que toda a glória, atmosfera e êxtase do shoegaze que começou com My Bloody Valetine, Slowdive, The Jesus and Mary Chain e outras, ainda estivesse vivo, superando expectativas e às vezes até superando os principais expoentes e sem perder suas qualidades únicas, toda sua originalidade e conceitos próprios.
1. For Tracy Hyde
2. Plantcell
3. Luby Sparks
4. Seventeen Years Old and Berlin Wall
5. Kinoko Teikoku
6. Cattle
7. Plastic Girl in Closet
8. Shelling
9. Lemon’s Chair
10. Dive
11. Oeil
12. Sugar Plant
13. Niz
14. Luminous Orange
15. The Florist
16. Citrus Nowhere
17. Pasteboard
18. Cruyff in the bedroom
19. I saw you yesterday
20. Hartfield
21. Burrrn
22. Tokyo Shoegazer
23 Collapse
24. Pastel Blue
25. Clams
Quer mais conteúdo relacionado a shoegaze japonês?
Então confere essas matérias aqui: Spool, shoegaze asiático, música japonesa